quarta-feira, 31 de março de 2010

NA AVALANCHE por Rafa Tosh


Não teve para ninguém

Deu Academia de ponta à ponta. Grêmio manda no ruralito, e o Racing dá mostras de escapar do rebaixamento.

FUTEBOL DE MESA

* Academia dá show na mesa e fora dela, com excelente recepção e organização do estadual de lisos. Competição mostrou o crescimento contínuo do liso no estado, que a cada ano atrai mais adeptos, com número maior de entidades participando das competições.

* A Academia venceu com todo mérito, mostrando desde a primeira rodada ser a melhor equipe de liso do RS no momento. Os botonistas do Grêmio se orgulham de ter sido a única equipe que não perdeu para o timaço campeão.

* AFM Caxias chegou como favorita, mas nitidamente sentiu a falta do Daniel Pizzamiglio. Começou com alguns tropeços, se recuperou em seguida, mas já era tarde para superar a Academia que disparava. Pela qualidade de seus técnicos conseguiu na ultima rodada superar a Pelotense pelo confronto direto.

* A Pelotense fez um grande campeonato, sendo a equipe que mais se aproximava da Academia no decorrer do campeonato. Perdeu fôlego no final. Quando fiquei sabendo da escalação da equipe, apostei que ficaria entre os premiados pela qualidade de seus jogadores.

* Da quarta até a sétima colocação, houve muito equilíbrio entre estas equipes, tanto que do quarto ao sexto obtiveram a mesma pontuação. COP de parabéns pelo quarto lugar por não jogarem a modalidade de forma regular. Da Afumepa se esperava mais, pois foi com um time bastante forte. O Grêmio foi irregular, apesar da vontade dos seus técnicos, assim como o Círculo Militar que lutou com muita disposição até o final.

* Realmente a palavra “irregular” é perfeita para definir a participação do Grêmio no estadual. Não perdeu para o quatro primeiros colocados, mas se complicou com os demais.

* Empatamos demais. Estávamos ganhando da Academia por 3x0 e de Caxias por 2x0 e cedemos o empate. Assim ficou complicado.

* Equipe se ressentiu do fato de não treinar mais a modalidade desde novembro (Moreira e Rafa). Leon completou a equipe e nunca jogou liso. Para falar a verdade jogou só uma vez no Experimental há uns 3 anos atrás. O craque Victor também não joga a modalidade. Apenas Rodrigo Borba vem treinando e jogando em Caxias, e no meu entender teve um grande desempenho sendo o mais regular da equipe.

* Victor e Moreira foram competitivos como sempre, mas tiveram altos e baixos assim como toda equipe. Moreira em alguns jogos esteve irreconhecível em seus chutes à gol, um fundamento no qual é bem conceituado.

* Rafa Tosh e Leon adotaram a estratégia de revezamento nas partidas. O “menino” Leon enfrentou seus conterrâneos pelotenses, e este colunista os adversários de POA e Caxias. Leon apesar de praticamente nunca ter jogado liso foi bem, ganhando de Zilber, empatando com Ochoinha e só perdendo para Piruka. Já Rafa Tosh teve seu grande momento vencendo Maciel de Caxias, mas acabou perdendo para André (Afumepa) e Yago (CMPA).

* Com o sucesso absoluto da campanha “o Zilber vai sair campeão”, até Alex Degani e Sílvio da Riograndina, se deslocaram de Rio Grande para a nova edição da campanha lançada na festa de encerramento em Pelotas, com todos os presentes cantando em coro “ o Moreira vai sair campeão”. Era o empurrãozinho que faltava para este grande mestre e fenomenal jogador, levantar o seu tão sonhado caneco. Janta de encerramento divertidíssima com este fato merecendo o principal destaque, além é claro dos parabéns aos merecidos campeões da Academia.

GRÊMIO

* O Gauchão está na mão do GRÊMIO. Temos que fazer muita força para não levantar mais uma taça. Esperamos que Silas não entregue o campeonato mais ganho dos últimos tempos.

* Já a Copa do Brasil, esta será mais complicada. Se mantida a lógica enfrentaremos pela ordem até a final o Coritiba, Fluminense, Santos e Palmeiras.

* Vaga na Libertadores para o campeão da Sulamericana, dará um novo ânimo para essa competição falida. Um competição que tinha a conotação de ser a “segunda divisão da América” será esquentada a partir de 2010 com este grande prêmio para o campeão.

* Mobilização total e operação quase de guerra, incluindo noite de foguetórios contra a delegação do fantástico e temível Cerro, deverá finalmente tirar os amargos momentaneamente da crise, com uma vitória consagradora contra um adversário tão qualificado. Opinião no mesmo sentido, vem do assíduo webleitor César de Foz do Iguaçu, que aposta em vitória colorada esta noite, mesmo que não estejam jogando nada.

ARGENTINO

* Racing consegue a vitória contra o San Lorenzo, com vitória magra por 1x0 vinda no final do jogo com gol de Matias Martínez. Com essa vitória “La Academia” deixa a zona de rebaixamento e coloca o Rosário Central em seu lugar.

* Fiasco histórico do Boca diante do Chacarita, perdendo de 4x1. Substituição de Palermo quando a partida ainda estava 2x1 gerou muita polêmica e descontentamento do atacante. Os bosteros ocupam a vexatória 18ª posição entre 20 equipes do Clausura.

* River não ficou para trás no papelão, perdendo em casa para “El Bicho” Argentinos Juniors. Está em 16º.

* O Independiente mesmo empatando com o Colón, jogando como visitante, está mais líder do que nunca, beneficiado pela derrota do Godoy Cruz para o Estudiantes.

terça-feira, 30 de março de 2010

DE LUTO LOCO FAZ NOVO HAT-TRICK


Porto Alegre - Na noite em que o Botafogo jogava de luto e homenageava o jornalista Armando Nogueira, o uruguayo Loco Abreu retornou ao time e fez mais um hat-trick no campeonato carioca (3 gols), na vitória por 4 a 1 que teve um belíssimo gol de Marcelo Cordeiro. Bela homenagem do Bota ao seu ilustre torcedor.

* foto by terra

COPA CÍRCULO MILITAR É ATRAÇÃO


O Futmesa nesta terça-feira é atração no Círculo Militar com a sequência da Copa Círculo Militar de cavados 2010. Destaque para o encontro do Grêmio de Azambuja (foto) e o Fluminense de Junior. O líder da competição é o Titãs de Bruno.

* foto by arquivos do Gothe Gol

BRASIL LANÇA LOGO NO DIA 8 DE JULHO


A reunião desta segunda em Brasília definiu que a logo da Copa do mundo 2014 no Brasil será lançada no dia 08 de julho na Casa Brasil, espaço brasileiro em Joahnesburgo durante a Copa do Mundo da África. As 12 cidades brasilerias terão espaço na Casa Bbrasil que contará com auditório, espaço de negócios, gastronomia e launge para eventos. Haverá reunião de brasileiros para assistir os jogos da seleção brasileira, e haverá noiteS com festas que representarão os costumes da regiões brasileiras para promoção da Copa no Brasil.

* foto by Gothe Gol - 29 de março de 2010

FECHANDO AS IMAGENS DO ESTADUAL

Numa gentileza do amigo Everton Machado de Candiota, publicamos mais algumas imagens do Estadual de Equipes liso de Pelotas, além das tradicionais de vencedores e troféus. Sempre digo que o Gothe Gol faz tempo não é mais produzido apenas pelo seu Editor, mas por uma rede de Editores que colaboram sempre, que fazem do Blog via de promoção do esporte. Obrigado Everton, obrigado à todos.


Um pouco da histíra do Futmesa, Sergio x Paulo


O grande Piruka da Pelotense


Moreira do Grêmio na luta


Marquinho jogou cavou muito


André da AFUMEPA na precisão


O jovem Yago do Círculo Militar


Leon do Tricolor


Victor do Grêmio e Fernando do COP

LANCES RÁPIDOS

* Tem texto novo de Pedrinho Hallal no blog da Academia.

* O que o nosso colaborador Marcelo Silva andou consumindo ? rsrsrs... Grande abraço ao nosso primeiro colaborador.

* Sábado estréia a série "GRANDES JOGOS NO MARACANÃ".

* Amanhã é dia de NA AVALANCHE com Rafa Tosh e o Estadual de liso, Grêmio e futebol argentino.

FECHANDO


Não enlouqueci, e sigo sem acompanhar o bestiality show da Globo, mas a melhor corneta que li sobre a crise vermelha foi de um jornalista pelo Twitter, devo reconhecer. O Gaúcho Dourado no BBB 10, é a única esperança de um título para o Inter na temporada. É ficar ligado em Dourado, torcedor do clube da Beira-Rio na decisão do Big Brother nesta terça, quem sabe ?!

Saudação especialíssima aos novos amigos de Bakersfield na Califórnia (EUA). Um abraço aos internautas de Cascavel e Londrina no Paraná, Bauru em São Paulo, Campo Grande no Mato Grosso do Sul, Belgrado na Sérvia e São Domingos de Rana em Portugal.

segunda-feira, 29 de março de 2010

BREAKFAST NA REDAÇÃO


Brasília - Amanheço na capital federal, e confesso que ao contrário de muitos que dizem odiar uma cidade em tese sem alma, gosto muito do invento de Juscelino Kubitschek. Considero Brasília mais bonita à noite, mas tem lugares agradáveis para todos os gostos. A ponte JK é de uma arquitetura sem igual, aprecio muito a Cataderal (foto by Gothe Gol acima), a feira de artesanato da torre da TV para todos os bolsos, e o Pontão do Lago Sul onde destaco o restaurante Bierfass, de frente para a lagoa, aí sim, o metro quadrado onde mais carros Ferrari vi na minha vida, embora o investimento sempre acabe valendo.

Mas será um bate-volta para reunião no Ministério do Esporte fora da esplanada dos Ministérios na asa norte, que já estou acostumado a fazer nestes 20 anos de viagens a cidade, desde quando vim a um seminário na sede da Caixa Federal em 1989. O único Shopping era o Nacional e havia mais terra vermelha do que qualquer outra coisa para olhar. Mas o Web-leitor tem hoje uma super-edição do BREAKFAST NA REDAÇÃO e terá muita coisa para olhar, boa leitura.

IMAGENS DO ESTADUAL

Numa gentileza do Presidente da Federação Gaúcha de Futebol de Mesa, Marcelo Vinhas, recebemos na redação do Gothe Gol algumas imagens do Estadual de Equipes liso, clicadas por Daniel Maciel e Juarez Fuão. Confira.


Presidente Vinhas na divulgação do campeonato


Os Campeões da Academia


Caxias foi vice-campeã


Pelotense e o bom 3º lugar


COP foi o 4º colocado


Zilber saiu Campeão

CLAUDIO COLARES CAMPEÃO NO LOURENCIANO


Claudio Colares (foto), foi o Campeão do Troféu Edilberto Hammes que abriu a temporada oficial do Grêmio Esportivo Lourenciano em São Lourenço do Sul/RS, acontecido no sábado e que contou com fundadores da entidade como Nélson Ferreira de Montenegro e Franz de Pelotas. Também participaram Jáder Morales, Ochôa e Edison Rodrigues. Na sequência a classificação final.

Campeão - Claudio Luiz Colares
Vice-Campeão - João Armando Ochôa
3º Colocado - Edison Rodrigues
4º Colocado - Eduardo Iepsen

* foto by Grêmio Lourenciano

GILVANI SEGUE LÍDER EM PASSO FUNDO

O Futmesa Gaúcho seguiu firme no final de semana além do Estadual de Equipes do liso em Pelotas. Assim com o GEL em São Lourenço, a ABP de Passo Fundo teve movimentação com mais uma rodada do Campeonato Municipal. Gilvani é líder isolado com um jogo mais que o vice-líder Antônio, já Pedroso caiu para a 3ª colocação. Veja os jogos e a classificação.

Gilvani 0 x 0 Pedroso
Porto 1 x 0 Hélio
Julinho 1 x 0 Antônio

Antônio 3 x 0 Paim
Hélio 1 x 0 Fontana

Gilvani 3 x 0 Gilberto

Paim 3x1 Gilberto

CLASSIFICAÇÃO dos 6 primeiros

1º Gilvani com 16 pontos em 8 jogos;
2º Antônio com 14 pontos em 7 jogos;
3º Pedroso com 13 pontos em 6 jogos;
4º Paim com 12 pontos em 6 jogos;
5º Hélio com 9 pontos em 8 jogos;
6º Julinho com 8 pontos em 5 jogos.

LOBÃO NA BRIGA PELAS QUARTAS


Enquanto os botonistas confraternizavam no Estadual de Equipes de liso, o Pelotas batia na Boca do Lobo ao Santa Cruz por 1 gol e ingressava na vaga as semifinais de sua chave no Gauchão. Se o Universidade bater hoje o São José, algo pouco provável, quem deixa a zona de classificação é o Inter.

Simpatizante do Lobão em Pelotas, venho travando uma guerra de cornetas com o Xavante comentarista Vinicius Sinott da Rádio Guaíba, morador do Laranjal e meu colega de trabalho, pois afirmo que o Pelotas é um bom time e poderá finalizar entre os 4 melhores o campeonato regional. Ele afirma o contrário, é claro.

A nota triste fica por conta que meus colegas botonistas do Grêmio não encontaram nem mesmo na loja do Lobão uma camisa amarela do Pelotas para a coleção do Editor. Não havia o famoso tamanho cerveja (GG). Não desisti.

* foto by clic RBS

GRANDE LUCA TONI


Luca Toni (a direita na foto com De Rossi) marcou o gol da vitória da Roma no sábado no clássico diante da Inter, que deixou o time da capital italiana a 1 ponto da própria Internazionale na briga pelo scudetto 2010. Mais um prêmio para o técnico holandês Van Gaal do Bayern que o mandou embora, como mandou Lúcio para a Inter e Zé Roberto para o Hamburgo. O Milan empatou em casa com a Lázio sem Ronaldinho suspenso, e perdeu a chance de igualar-se a Roma no calcio.

* foto by Terra

REFERÊNCIAS


Pela manhã do chuvoso domingo, dei uma espiada em Napoli e Catania para matar a saudade de Maxi López (foto), hoje no Catania. Gosto sem dúvida do chamado homem de referência e sem o qual o Grêmio não vive. Jogadores como Luca Toni, Loco Abreu, Maxi, Kuranyi e alguns outros. Quem tem William só pode mesmo viver de saudades.

O SCHALKE 04 DE KURANYI E BERNARDO


Essa vai em homenagem a Bernardo Gothe, pois o time de Gelsenkirchen fora de casa na BayArena bateu com 2 gols de Kuranyi (foto) ao Leverkusen. Meu pai, o falecido jornalista e fotógrafo Bernardo Gothe era torcedor do Schalke 04 que assumiu a liderança da Bundesliga com 2 pontos mais do que o Bayern München, que as vésperas do confronto diante do United pela Champions League, tropeçou em casa e tomou uma virada do Stuttgart, perdendo a liderança da competição.

O Schalke 04 tem 7 títulos alemães, mas o último em 1958 o que cria grande expectativa na Bundesliga, o mais sensacional campeonato nacional entre os europeus, e também o de melhor público já a duas temporadas. O Leverkusen perdeu para os azuis reais sua 1ª partida em casa este ano. Já o Bayern além de deixar a ponta da tabela não deve ter Robben e Ribéry lesionados no primeiro confronto da quartas da Champions, problemas para o complicado treinador Louis Van Gaal.

* imagem by kicker.de

CERRO DERROTÓ A NACIONAL 3 A 1 EN EL TRÓCCOLI


Cerro derrotó a Nacional 3 a 1 en el estadio Luis Tróccoli. El conjunto villero alcanzó la cuarta posición en el Clausura pero sigue lejos de los puestos de clasificación a los torneos internacionales.

As vésperas do encontro novamente fora de casa contra os colorados pela Libertadores, o Cerro chega com a moral de uma vitória diante de um dos grandes no Clausura uruguayo. O Zequinha de Montevideo pode complicar o time de Fossati. O Peñarol bateu o Defensor e é o lider, com Fênix em 2º e o Nacional na 3ª posição.

* texto em espanhol e foto by El País

LANCES RÁPIDOS

* Os colorados podem interromper a sangria depois de levarem mais um chocolate as vésperas da Páscoa diante do Caxias. Basta bater o Zequinha uruguayo na próxima semana, afinal o Cerro é inferior tecnicamente ao nosso Zequinha e ao Caxias, embora guerreiro. Volto a dizer, a arrumação do time da Beira-Rio passa pela saída de Guiñazu do time, que engana com sua correria e dedicação bem ao gosto do torcedor, mas passa mal, lança mal, não sabe finalizar, e pior, desarruma a marcação sendo voluntarioso e abrindo buracos no time. De quebra o visual do volante argentino é de doer, para não dizer ridículo.

* O Grêmio cumpriu tabela, manteve a invencibilidade no Olímpico, vai acertando o time e quebrando recordes (50 partidas invictas em casa). Se deu ao luxo de estrear o zagueiro Ozéia. Uma pena o Esportivo, já que se o Porto Alegre bater o Inter-SM em Santa Maria nesta segunda, o time de Bento Gonçalves junto com o Avenida de Santa Cruz estará rebaixado.

* No domingo à tarde que insistiu em ser molhado pela chuva fina, aproveitei para matar a saudade do Boca de Riquelme e Palermo, e ver pela primeira vez Luiz Alberto, zagueiro ex-Inter e Flu com a camisa dos bosteiros. Valeu também pela narração da TV Pública argentina com os "tiro de esquina" e "pelota quieta". Os funebreros do Tchaca (Chacarita Juniors) como chamava o narrador, golearam por 4 a 1 de virada jogando em casa no Villa Maipú en San Martin na grande Buenos Aires. Pobre Boca.

* De canto de olho como dizemos por aqui, olhei como foi o duelo entre Nilmar do Valladolid e Luis Fabiano do Sevilha pelo espanhol. No José Zorrilla em Valladolid, Nilmar brilhou com a assistência nos dois primeiros gols da virória por 3 tentos. A bola sempre chegou quadrada a Luis Fabiano, mas ele perdeu duas boas chances.

* Falando em ver futebol, vou perder os dois grandes jogos que esperam o Bayern de Munique nesta próxima semana. Amanhã na Allianz Arena em Munique diante do United pela Champions League, e no sábado na Veltins Arena quando fora de casa enfrenta o novo líder da Bundesliga, o Schalke 04, jogo que poderá encaminhar o Campeão. Compromissos profissionais e viagem, me tiram a oportunidade de vê-los.

* Mesmo se muita chance de preparo, o Editor vai levar o 14 de Julho de Livramento em sua nova versão para o Estadual Sênior e de Juniores que acontece de 16 à 18 de abril em Porto Alegre.

* E-mails vem chegando dos botonistas do PORTO ALEGRE confirmando que aguardarão o tempo acertado para jogar no Geraldo Santana, mesmo sacrificando na prática um semestre.

* Acontecerá contato a partir da terça com os amigos do Círculo Militar para realização de torneio de cavados na sede da Dona Inocência no dia 10 de abril. Também torneio com os amigos do CM no liso, está sendo ajustado.

* Gremistas com desejo de participar do estadual no Sênior devem se manifestar através do endereço gothe@terra.com.br uma vez que as incrições se encerram no dia 06 de abril.

* O Flu foi melhor na 1ª etapa, mas levou um gol em um escanteio, perdeu o volante Leandro Euzébio expulso, e levou 3 a 0 do Vasco comandado por Carlos Alberto de bom futebol. O resultado com o interino ex-zagueiro Gaúcho no comando técnico, segura a crise vascaína. Fred fez muito falta ao Fluminense.

* A Taça Rio termina de forma bem interesante sua fase classificatória no próximo final de semana, principalmente no grupo 2, onde o Bota está virtualmente classificado, e Vasco e América brigam pela segunda vaga nas semi. Destaque para a entregada do "craque" Rafael Carioca quase empatando para o Flu, quando o Vasco tinha a vantagem de um gol.

* Na segundona Gaúcha o Leão da Fronteira segue sua via-crusis em plena semana santa, e continua sem vitórias no returno da 1ª fase. Perdeu para o Rio Grande por 2 gols fora de casa, teve o goleiro Julio Cesar expulso em penalte marcado pela arbitragem, e agora na próxima quarta-feira recupera jogo atrasado em Bagé diante do Guarany no Estrêla D'Alva. No domingo jogará em casa diante do Grêmio Bagé no encerramento da fase. Com a péssima campanha no returno, a classifcação a 2ª fase está ameaçada para o 14 de Julho. O desesperado Brasil de Pelotas enfrenta hoja na chave o Guarany de Camaquã.

* Para quem gosta de futebol, nesta segunda tem Loco Abreu diante do Boa Vista pelo carioca às 19:30hs (PPV) completando a 7ª rodada e River Plate diante do Argentino Juniors pelo Clausura argentino (canal 146 da NET - TV Pública argentina). Segunda é um dia sem tradição de transmissão do futebol na TV no Brasil.

* Para fechar, a sopa do final de semana ficou por conta do goleiro Luis Carlos do Monte Azul diante do Santos com trapalhadas antológicas para a história do futebol. Luis foi cedido por empréstimo pelo Internacional Gaúcho ao time Paulista que se encaminha de volta para a segundona. Clemer, Lauro e agora Abbondanziere (o braço curto no 2º gol do Caxias é uma pérola), já montam uma bela escola.

Minha saudação especialíssima aos amigos Rafa Tosh, Marcelo Vinhas, Paim e Luis Felipe Lobato, sempre colaborando com o Gothe Gol e aos novos internautas de Floresta em Pernambuco, Viçosa no Rio Grande do Norte, e Berchem na Bélgica. Um abraço aos Web-leitores de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Bagé, Candiota, São Lourenço do Sul, Lajeado, Pelotas, Rio Grande e Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Concórdia, Blumenau, Joinville, Sombrio, Chapecó e Criciúma em Santa Catarina, Curitiba e Cornélio Procópio no Paraná, São Paulo, Ribeirão Preto e São José dos Campos em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova Iguaçu no Rio de Janeiro, Goiânia em Goiás, Brasília no DF, Belo Horizonte em Minas Gerais, Salvador na Bahia, Recife em Pernambuco, Natal no Rio Grande do Norte, São Luis no Maranhão, Belém no Pará, Londres no Reino Unido, Osaka no Japão, e ainda Lisboa, Porto, Leiria, Viana do Castelo, Portimão, Beja e Braga em Portugal.

domingo, 28 de março de 2010

LANCE DE DOMINGO


A intenção de estrear o Leão da Fronteira do Editor no sábado, agora numa versão com as dimensões de Bayern e Flutmesa restou frustrada. Pior, perdemos com certeza o incomparável churrasco de entrecot dos amigos do Círculo Militar que nos convidaram.

Mas, uma equação complicada nos tirou da programação original e por muito pouco não evitou igualmente que fizéssemos, mesmo com dificuldades, a cobertura do Estadual de Equipes do liso de Pelotas.

Filha com virose, somado a um pontente vírus que se instalou no PC da redação do Gothe Gol, e ainda infindáveis contatos e articulações via telefone para acertos de nossa missão de amanhã a Brasília, tornaram o sábado uma segunda-feira de luxo.

A estréia do 14 de Julho a partir de agora fica sem data definida, já que a próxima semana está totalmente tomada. No horizonte ainda uma formatação do PC da redação, já que o problema de vírus foi apenas controlado, mas não resolvido. O entrecot está irremediavelmente perdido, mas pelo menos a Marina dá bons sinais de recuperação de sua virose, sem a necessidade de formatação. Isso é o mais importante.

LANCES RÁPIDOS PARA O ESTADUAL DE LISO

* Não fosse nosso colunista Rafa Tosh, e os internautas não teriam acompanhado o Estadual com a nossa tradicional cobertura completa. Já nos primeiros minutos deste domingo, passava seu último boletim, onde pela animada conversa de fundo, vários botonistas comemoravam mais uma integração. Obrigado Rafa ! Todos os Web-leitores agradecem.

* Falando em coberturas, elas ainda estão muito distantes de serem razoáveis para quem acompanha pela rede, embora o esforço. Não há até o momento desta publicação, uma única imagem dos campeões na rede. Não fossem as poucas linhas que publicamos, e teria sido um torneio "secreto". O Futmesa precisa mais para ser divulgado como merece e o Diretor de Relações Públicas da FGFM, Cristian Costa, já nos relatou planos para modificar esta realidade. Creio que o site da Federação, a comunicação da entidade com seus filiados e seu público, passa a ser prioridade. Este estadual aponta para isso.

* Já que desta vez o Zilber da Academia saiu Campeão, o bom humor dos botonistas que estavam em Pelotas disparou nova campanha, "O MOREIRA VAI SAIR CAMPEÃO". As informações que chegam é de que o lançamento da nova campanha com o botonista Gremista criou verdadeira comoção no jantar de encerramento do evento.

* Quanto a competição nas mesas, a Academia não frustrou os internautas do Gothe Gol na ENQUETE e confirmou seu favoristismo. Só não foi 100% porque empatou com o Grêmio em seu último jogo, e diga-se a bem da verdade, quando já tinha levantado o caneco com duas rodadas de antecedência. Venceu e venceu com sobras e na opinião do Editor, com a obstinação com que tradicionalmente trata os seus objetivos, poderá ser a número 1 da modalidade por um bom tempo.

* O que se espera de quem pratica já durante muito tempo uma única modalidade, é uma certa hegemonia pelo menos durante um longo período, enquanto os demais ajustam suas peças, é uma expectativa natural de quem vê de fora. Depois do título de Equipes em 2009 jogando em casa, a AFM Caxias foi vice também com sobras, porque exceção a Academia, se distancia muito em domínio da modalidade em relação as demais. Prova está que mesmo empatando com Círculo e Grêmio, ainda foi vice-campeã. Faltou Pizza, é verdade, mas seria a Campeã na conta inicial do Editor. Algo de positivo está acrescido a modalidade, pois agora já temos um clássico no liso Gaúcho, e por favor, não vamos confundir clássico com rivalidade.

* Grande campeonato da Pelotense, faltou apenas o resultado no confronto com a AFM Caxias para ter tido uma melhor sorte. Tem todas as condições de crescer muito na modalidade na próximas competições e fixar-se como uma das forças e mereceu a 3ª posição. Piruka, Ítalo, Marquinho, sem dúvida são grandes jogadores.

* O COP teve o mérito de chegar na zona de premiação, mas parece ser de Pelotas a entidade com menos vocação para a modalidade, visto a fortíssima tradição que possui no cavado. Não lhe falta craques, mas não acredito, tirando um ou outro jogador, que se dedicará de fato ao liso. Foi 4ª colocada no detalhe, superando nos critérios a AFUMEPA e o Grêmio.

* Talvez a entidade de Porto Alegre que tivesse mais condições de sair premiada da competição, fosse a AFUMEPA, vice-campeã em 2009, time de camisa e tradição. Com menos derrotas apenas do que o Círculo Militar que estreava na modalidade, ficou com um 5º lugar também nos critérios. A AFUMEPA talvez seja o Ronaldo Nazário deste momento, um pouco fora da forma que a consagrou, mas com muita experiência e merecedora do respeito de todos.

* A estréia desastrosa com a derrota para a AFUMEPA somada a empates que em torneios curtos em nada colaboram para uma boa campanha, impediram o Grêmio de repetir pelo menos o 4º lugar de 2009. O time mostrou irregularidade, na medida em que não sofreu derrota para nenhum dos times que terminaram premiados, mas caiu contra quem teria que ter vencido, caso desejasse melhor sorte. Mas é claro que não podemos desconhecer que com exceção a Roberto Borba, a última vez que os gloriosos Tricolores haviam visto uma mesa de liso, foi em 6 de dezembro do ano passado, na disputa da Copa Tricolor Gaúcho. E dos que estiveram em Pelotas, apenas Rafa e Moreira a disputaram. Faltaram Kuhn, Régis e Juliano com certeza, mas terminar na 4ª posição mesmo sem levar a premiação nestas condições, não pode exatamente ser objeto apenas de críticas.

* Os amigos do Círculo já merecem um prêmio de terem ido a Pelotas, pois estar lá me parece que é merecedor de premiação. Começando agora na modalidade, pois a pouco encerrou sua primeira competição no liso e com a capacidade de organização que a todos já demosntrou, sabemos que o Círculo se resolver de fato apostar na modalidade, não ficará apenas no discurso e em breve se tornará um time forte. Eu diria sem nenhum pudor que a 2ª edição do Estadual liso não teve um lanterna, teve fortes investidores. Estão de parabéns pela dedicação de sempre, e mais do que falar, por fazerem Futmesa todos os dias, nas mesas.

* Mais de 500 acessos no sábado falam tudo sobre o interesse dos internautas quanto ao Estadual que transmitimos, e que foi acessado também pelos amigos no local dos jogos e em mesas de bar da cidade anfitirã. Era o objetivo.

* Segunda é dia de BREAKFAST NA REDAÇÃO e direto de Brasília. Tema principal da viagem é a Casa Brasil que será erguida em Joahnesburgo para a Copa da África, onde ficarão representações das 12 cidades sedes da copa brasileira em 2014, e onde acontecerá no dia 11 de julho o lançamento oficial da logo do Brasil para 2014. Insenções fiscais, matriz de responsabilidades e PAC 2 também deverão estar na pauta das conversas, as de corredor principalmente. Aqui no Gothe Gol o nosso Futmesa, o futebol pelo país e pelo mundo e tudo o que é notícia que possa interessar ao meio botonístico estará na página desta segunda-feira. Até lá.

* foto by Gothe Gol

sábado, 27 de março de 2010

CAXIAS VICE, GRÊMIO FICA FORA POR VITÓRIAS

Vencendo por 3 a 1 a Pelotense na rodada final, a AFM Caxias garantiu o vice-campeonato do Estadual de Equipes do liso Gaúcho. O COP ao bater por 3 a 0 o Círculo Militar igualou-se a AFUMEPA e Grêmio na 4ª posição com 6 pontos, e acabou levando a premiação por número de gols, já que cada vitória dentro dos confrontos conta 1 gol na competição por equipes. Confira agora a classificação final do Estadual de Equipes de liso 2010.

Campeã - Academia de Pelotas com 16 pontos;
vice - AFM Caxias 11 pontos;
3º Pelotense com 10 pontos;
4º COP com 6 pontos e maior saldo de vitórias dentro dos confrontos (gols);
4º AFUMEPA com 6 pontos e maior saldo de vitórias dentro dos confrontos (gols);
4º Grêmio com 6 pontos;
7º Círculo Militar com 4 pontos.

No LANCE DE DOMINGO, algumas curiosidades da competição e comentários sobre o desempenho das equipes neste Estadual.

ESTADUAL DE EQUIPES LISO - 6ª EDIÇÃO

O Grêmio terminou sendo o único time a tirar pontos da Campeã Academia, mas seu empate em 2 gols com os donos da casa, combinado com a derrota do Círculo Militar para a AFUMEPA, tirou qualquer possibilidade dos Tricolores de ficar mais uma vez entre os 4 melhores de um estadual de liso. A 4ª posição agora fica entre a AFUMEPA que termina com os mesmos 6 pontos do Grêmio mas vence no confronto direto, e ainda Círculo Militar e COP que se enfrentam na rodada final da competição. Pelotense e AFM fazem a partida que vale o vice-campeonato. O resultado da partida, junto com o resultado final do torneio, o internauta confere na cobertura completa do Gothe Gol.

ACADEMIA CAMPEÃ


Arrasadora a Academia, dona da casa e dona da preferência dos internautas da ENQUETE do Gothe Gol. Conquistou com duas rodadas de antecipação o título de Campeã 2010 do Estadual de Equipes na modalidade liso do Rio Grande do Sul desbancando a AFM Caxias, aplicando 3 a 0 na Pelotense, vice-líder e fazendo a festa. Na outra partida da rodada a AFM Caxias venceu por um gol ao COP.

Jogam agora Grêmio e Academia, com os Tricolores ainda jogando a esperança de um 4º lugar, a esta altura bastante difícil, e AFUMEPA diante do Círculo Militar, Círculo que se vencer ainda pode sonhar com premiação.

A última rodada irá reunir Pelotense e Caxias, provavelmente no confronto que vale o vice-campeonato, e COP e Círculo, jogo que pode significar a fuga da lanterna da competição, ameaça que ainda pode atingir também o Grêmio, se não fizer pelo 1 ponto diante da Academia e o Círculo vencer a AFUMEPA.

ESTADUAL DE EQUIPES LISO - 4ª EDIÇÃO

O povo parece realmente sábio. Apontou a dona da casa, a Academia de Pelotas como favorita ao título na ENQUETE do Gothe Gol, e parece que o título não lhe escapará. A Academia no clássico do liso Gaúcho fez 2 a 0 na atual Campeã AFM Caxias, enquanto o Grêmio caiu na competição para o Círculo Militar por 2 a 1, CM que somava 1 ponto na competição.

Neste instante jogam a líder Academia diante da vice-líder Pelotense, e AFM Caxias diante do COP. Depois destes jogos faltarão ainda duas rodadas para o final da competição. Confira a classificação atual.

1º Academia com 12 pontos;
2º Pelotense com 10;
3º AFM Caxias com 7;
4º Grêmio com 5;
5º CM com 4 pontos;
6º COP e AFUMEPA com 3;

ESTADUAL DE EQUIPES LISO - 3ª EDIÇÃO

Confira os resultados da tarde até aqui no Estadual.

AFM Caxias 3x0 AFUMEPA
Academia 2x0 COP

AFUMEPA 1x2 Pelotense
Grêmio 1x0 COP

No momento jogam Grêmio x Círculo Militar e ainda AFM Caxias x Academia. No próximo boletim a classificação antes dos jogos decisivos da competição.

ESTADUAL DE EQUIPES LISO - 2ª EDIÇÃO

Confira os resultados da manhã da competição que acontece em Pelotas, coordenada pela a Academia.

Círculo Militar 1x1 AFM Caxias
COP 2x1 AFUMEPA
Grêmio 1x1 Pelotense

Academia 2x1 AFUMEPA
Pelotense 3x0 Círculo Militar
Grêmio 1x1 AFM Caxias

A Pelotense lidera com 7 pontos em 3 jogos, seguida da Academia com 6 pontos em 2 jogos. Novo boletim à tarde.

GERALDO SANTANA E PORTO ALEGRE FECHAM ACORDO


Depois de vários dias de negociações, reuniões de diretoria e pareceres jurídicos, o clube Geraldo Santana e o PORTO ALEGRE FUTMESA CLUBE anunciaram um acordo de parceria para a implantação do Futebol de Mesa. Obedecendo o parecer do Departamento Jurídico do clube, que optou por preservar o processo eleitoral em curso, a implantação acontecerá na 2ª quinzena de junho, data da posse da nova diretoria do Geraldo, cujas eleições acontecem no mês de maio. A dificuldade da atual Direção de incluir nos seus quadros quase 30 usuários não associados conforme o atual estatuto do clube em pleno processo eleitoral, provocou os cuidados especiais, que levaram ao acordo finalmente firmado.

Diante das bases do acordo, os botonistas seguirão jogando as competições da FGFM usando a marca Grêmio (como no atual Estadual de Equipes liso em Pelotas), até quando for necessário. Assim se repete a temporada de 2002 quando a regra brasileira foi implantada no Tricolor, e a 1ª temporada contou com apenas um semestre.

Conversas com a Direção do Círculo Militar já foram realizadas, e o PORTO ALEGRE seguirá ganhando espaço no CM para amistosos de seus componentes nos próximo 60 dias, além de acontecerem nos cavados dois torneios, um em abril e outro em maio, além de um torneio entre jogadores do CM e do PORTO ALEGRE nos lisos. As mesas de lisos do PORTO ALEGRE cedidas para o torneio dos 238 anos da capital, permanecerão neste período nas dependências do Círculo Militar.

TERRA DO LAGOÃO TERÁ SEU 1º CAMPEÃO


Neste sábado São Lourenço do Sul conhecerá seu primeiro Campeão da temporada oficial de 2010. O Grêmio Lourenciano do amifo Lobato realiza a Copa Edilberto Hammes. São pelo menos 12 botonistas atrás do 1º caneco do ano.

* foto by Grêmio Lourenciano.

LANCES RÁPIDOS

* ABP de Passo Fundo realiza mais uma rodada de seu campeonato Municipal.

* Churrasco de entrecot será preparatório para a estréia do 14 de Julho do Editor neste sábado no Círculo Militar, com cerveja é claro.

* Em Canguçu 3 jogos na quinta-feira marcaram a 1ª rodada da Copa Acanguaçu. Roberto e Eduardo ficaram no empate sem gols, Alessandro fez 2 a 0 em Alexandre e Rogério bateu por 2 a 1 a Wagner.

* A Light do Rio recebe a Copa da Confederação no livre neste sábado, 1ª etapa do Estadual Sênior carioca.

* Amigos trarão de Pelotas próxima camisa da coleção do Editor do Gothe Gol. Camisa 9 do artilheiro Sandro Sotilli do Lobão entrará na coleção.

* Negativa de vaga via sul-americana para a Lbertadores pela CONMEBOL tem a nossa concordância. É um torneio de segunda linha que não merece tal distinção. Só o marketing colorado para fazer este torneio ter algum tipo de valor. É hora de parar com bobagens.

* As 11 hs no Gothe Gol mais um boletim do Estadual de Equipes do liso em Pelotas. Sábado de cobertura completa do Estadual no Blog. Abaixo o internauta confere o 1º boletim, publicado na noite de ontem.

sexta-feira, 26 de março de 2010

ESTADUAL EQUIPES LISO - 1ª EDIÇÃO

O Grêmio se complicou na estréia e perdeu de 3 para a AFUMEPA no Estadual de Equipes de lisos que está acontecendo em Pelotas com a organização da Academia. Os Gremistas retornam a mesa as 10 hs deste sábado diante da Pelotense, enquanto no mesmo horário a AFUMEPA cruza com os donos da casa, a Academia.

A Academia estreou fazendo 2 a 0 no Círculo Militar, enquanto a AFM Caxias folgou na noite desta sexta, e enfrentará na estréia já no sábado o Círculo. No último jogo da noite a Pelotense com um Marquinho cavando tudo, bateu por 2 a 1 o COP.

Siga conferindo o Estadual de Equipes liso no Gothe Gol durante este sábado todo através dos nossos boletins com a assinatura do colunista Rafa Tosh. Até mais.

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA


Ainda lembro quando percorria as ruas do bairro Rio Branco entre a Casemiro de Abreu, Vasco da Gama e Miguel Tostes, onde moravam os amigos com os quais eu travava os principais clássicos de botão daqueles anos 70, depois 80. Foram vários os campeonatos na casa de um ou de outro, mas os mais fantásticos eram na subida da Vasco logo depois da Mariante, na casa do meu eterno amigo e adversário Gilberto Dippe Rodrigues ou no apartamento onde eu morava na Miguel esquina Vasco. Não sem querer o principal torneio da região era o Campeonato Vasco da Gama, embora tenham acontecido cameonatos brasileiros e até Copa do Mundo. Mal sabia eu que ainda iria trabalhar na administração da cidade, mais de uma vez, e até mesmo na organização de uma Copa do Mundo de verdade.

Tenho o privilégio de sendo cidadão de Porto Alegre, poder ter uma pequena participação nos destinos da capital dos Gaúchos nos próximos anos e poder contar aos netos no futuro que em tal lugar existe o dedo do avô, mesmo que daqui a muitos anos eles não acreditem, e deêm boas risadas das "caduquices" do velho. Porto Alegre nasceu do Guaíba, dos barcos que ali atracaram, como a 238 anos atracam pelos vários portos da cidade pessoas que vem de todos os lugares, tentar a vida, tentar a sorte, serem felizes. Porto Alegre recebeu todas de braços abertos e hoje completa 238 anos, alguns deles que habitam minha infância, minha vida toda, de maneira inesquecível. Parabéns Porto Alegre !

35 ANOS DE RAFA TOSH


Quem chega e bem aos 35 anos no mesmo dia em que Porto Alegre completa 238, é o nosso amigo, colunista e botonista Rafa Tosh. Pude abraçá-lo na noite de ontem no Moinhos de Vento após o jogo do Tricolor, o Rafa é mesmo um daqueles personagens especiais, que particularmente tenho o prazer de ter no convívio do Futmesa e que divido com os internautas todas as quartas-feiras. Um grande abraço Rafa, toda a felicidade, e tenho a certeza que são desejos de todos os teus amigos e também dos Web-leitores do Gothe Gol.

* foto by arquivos do Gothe Gol

GABI NO RODEIO NO PARQUE


Minha dica de hoje estava prevista para ser um restaurante baratinho na Praia do Rosa, já que o último que indiquei tinha o preço um pouco “salgado”, mas acabei mudando de idéia, já que estou desde quarta-feira indo ao Parque do Harmonia e aproveitando as delícias da culinária gaúcha. Ok, ok, podem me chamar de bairrista, mas a verdade é que adoro ir às festas campeiras, regadas a Chimarrão e muito, mas muito churrasco. Até domingo estará tendo Rodeio no Parque e tem muita gente acampada lá, assando uma boa costela 12hs no fogo de chão, ou até mesmo cozinhando um velho e bom carreteiro. Se você não conhece algum Piquete pra poder participar da festa, não tem problema, é só garantir a comida na churrascaria Galpão Crioulo (dentro do parque) e depois dar uma passeada pelo acampamento, quem sabe até assistir uns tiros de laço.

ESTADUAL DE EQUIPES LISO É ATRAÇÃO



Nenhuma dúvida de que a grande atração do Futmesa neste final de semana é o Estadual de Equipes da modalidade liso que acontece em Pelotas organizado pela FGFM e a Academia. Reunindo como diz o aniversariante do dia, nosso colunista Rafa Tosh, as 7 maiores potências do liso no Rio Grande do Sul, terá boletins no Gothe Gol com todo o desenvolvimento da competição, contanto com o nosso correspondente especial, o colunista de NA AVALANCHE.

LANCES RÁPIDOS

* Os donos da casa são na opinião dos internautas os favoritos para levantarem a taça do Estadual de Equipes do Liso. Pelo menos nas opiniões da ENQUETE do Gothe Gol, pois 37% apontaram a Academia de Pelotas como Campeã, seguida da atual Campeã AFM Caxias com 25% e do Grêmio/PORTO ALEGRE com 24% das preferências. Confira na barra lateral.

* O Leão da Fronteira do Editor espera poder estrear neste sábado, já que não é possível ir a Pelotas acompanhar o estadual, em função de compromissos profissionais. Já no campo pela segundona no domingo o 14 de Julho de Livramento enfrenta à noite o Rio Grande, em Rio Grande no Arthur Lawson.

* Na TV Flu e Vasco na Maracanã às 18:30hs do domingo, imperdível.

* Gothe Gol na segunda direto de Brasília.

* Bayern de Munique e Stuttgart pela Bundesliga só em VT às 23:30hs no sábado pela ESPN Brasil.

* GP da Austrália de F1 na madrugada de domingo também para ser conferido. Schumi irá melhor ? O cara não é fácil, acredito que sim.

* Fenômeno da navegação na madrugada já representa 20% dos internautas diários do Gothe Gol.

LÍDER ABSOLUTO DO RURALITO


A imagem do GPS de nossa redação mostra nossa posição no jogo de ontem do Tricolor diante do Novo Hamburgo, quando podemos observar que pela primeira vez na temporada, nos primeiros 20 minutos de jogo, e nos primeiros 15 minutos do 2º tempo, que o Grêmio teve um desenho de time e foi eficiente. O Editor que sempre defendeu o nome de Silas para dirigir o time da Azenha, anda preocupado com a falta de definição do treinador, mais do que isso, com sua falta de convicção a respeito de concepção de time.

Se Jonas não tivesse perdido gols incríveis, o sufoco no final teria sido evitado. O Grêmio com a vitória lidera a competição também no geral, e poderá fazer a decisão no Olímpico se assim continuar.

O Web-leitor confere ainda hoje informações direto de Pelotas sobre o início do Estadual de Equipes de lisos.

Uma saudação muito especial aos novos amigos de Guaynabo em Porto Rico. Uma abraço aos internautas de Ponferrada na Espanha, Braga e Almada em Portugal e Riad na Arábia Saudita.

quinta-feira, 25 de março de 2010

O LANCE NO BLOG


Academia, Pelotense e COP de Pelotas, a Campeã AFM Caxias e ainda AFUMEPA, Círculo Militar e Grêmio/PORTO ALEGRE da capital, são os times que disputarão o IIº Campeonato Estadual de Equipes da modalidade liso do Rio Grande do Sul. A Academia divulga o banner da competição, que certamente contará com excelente organização e instalações impecáveis na Arena Eventos da cidade do sul do Estado. Você confere como sempre o Estadual aqui no Gothe Gol.

COPA DO CM


Bruno (de branco na foto com o amigo Pufal) com o seu Titãs, largou na frente na Copa Círculo Militar, fazendo 7 em 9 pontos possíveis na rodada de abertura do torneio. Paulo, Cristiano e João também foram destaques.

* foto by arquivos do Gothe Gol

COMEÇA A COPA ACANGUAÇU


Prevista para ter início na quinta-feira passada, a Copa da AABB de Canguçu começará hoje. Conforme é possível conferir na ilustração (by blog Canguçu), serão 5 jogos nesta 1ª rodada que na sequência o Gothe Gol conta para os seus internautas.

CACO, TOSTÃO, JUCA KFOURI & CIA


O que já era bom ficou melhor. Depois de protestar que a série que o Gothe Gol anuncia para começar nos próximos dias, "GRANDES JOGOS DO MARACANÃ" possuirá excessivo sotaque carioca em função do livro que tem por base, deixando de fora jogos fundamentais para a história do Maraca, o amigo e Web-leitor atento Caco (foto), do Círculo Militar, aceitou o desafio de alinhar ao lado das feras que farão comentários sobre os grandes jogos do maior do mundo, e nos "anexos" que o Editor irá agregar a obra de Roberto Assaf e Roger Garcia, participará com sua análise e impressões sobre a histórica vitória dos colorados em 1975 no brasileiro, diante do Fluminense de Francisco Horta, a chamada a época Máquina Tricolor. O Editor entrará com Fla e Grêmio na final do ano passado, e outras ajudinhas aos autores poderão acontecer.

* foto by arquivos do Gothe Gol

BORBA NA LIDERANÇA


Depois de semifinalista dos 238 anos de Porto Alegre no último sábado, às vésperas do Estadual de Equipes liso que começa a partir de amanhã, Rodrigo Borba do PORTO ALEGRE após mais uma rodada da Copa Caxias 2010, garantiu a liderança do Grupo A. Vai embalado para o estadual que acontece em Pelotas, para jogar ao lado de Rafa Tosh, Leon, Victor e Moreira.

LANCES RÁPIDOS

* Dia de quartas de final do Torneio Início da Light do amigo Glaiton no Grajaú no Rio de Janeiro. Vamos continuar contando no Gothe Gol.

* ENQUETE em suas horas finais. Academia, AFM Caxias e Grêmio em briga parelha pela preferência dos internautas. Confira e ainda vote na barra lateral do Blog.

* Mesmo jogando em Gelsenkirchen na Veltins Arena, o Bayern de Munique venceu o Schalke 04 na prorrogação com um gol de Robben e garantiu lugar na decisão da Copa da Alemanha diante do Werder Bremen, que acontecerá no dia 15 de maio.

* O Editor agradece o e-mail de Robson Bauer, que participou dos 238 anos de Porto Alegre " Parabéns pelo blog, já vinha acompanhando sem conhecer a maioria do pessoal, agora mais inteirado e te conhecendo, acompanho ainda mais ".

* Esportivo de Bento em casa cai para o Inter-SM e coloca praticamente os dois pés na segundona Gaúcha de 2010. Seu próximo adversário é o Grêmio no Olímpico no domingo e na sequência encara na Montanha dos Vinhedos o NH. Depois do Xavante em 2009, mais um dos times de tradição do futebol Gaúcho caindo.

* Na segundona 2010 o 14 de julho de Livramento em casa empatou com o Guarany de Camaquã em 1 gol e se complicou na classificação, mesmo com 1 jogo menos em sua chave. O time ocupa agora a 5ª posição na chave 1. Classificam-se os 6 primeiros em cada chave composta de 8 clubes e no domingo a noite enfrenta o Rio Grande no Arthur Lawson. O time ainda não venceu no returno da 1ª fase.

* Analisando com frieza o acontecido com os vermelhos no Atílio "Passo D'Areia" Paiva ontem pelo Gauchão, o certo seria a demisão do técnico Pablo Repetto do Zequinha uruguayo, o Cerro. Como conseguiu empatar com o Inter ? O nosso Zequinha, o original, sem dúvida é melhor. Fossati não tem culpa alguma, pois não há como ganhar com um time que tem D'Alessandro, Pato Abbondanziere, Guiñazu e Taison. Fica a sugestão do Zequinha ou do Lobão no jogo da volta contra o Cerro pela Libertadores.

* O garoto Walter deve estar pensando, onde podia estar com a cabeça quando deixou o Zequinha para ir jogar no Beira-Rio. Agora sabemos o verdadeiro motivo de ter abandonado o clube por uns dias. Queria forçar a volta ao São José.

* O Grêmio tem que abrir os olhos, como se diz. Além de não estar jogando um bom futebol, enfrenta o melhor time do interior Gaúcho neste regional na noite de hoje, os galácticos do Novo Hamburgo. Basta recordar o constrangimento da decisão do 1º turno quando o Grêmio contra o mesmo NH se complicou muito.

Nossa saudação especial nesta quinta vai para os novos amigos de Crawfordsville no Estado de Indiana (EUA). Um abraço aos internautas de Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Erechim, Santa Maria e Nova Prata no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Criciúma e Joinville em Santa Catarina, Curitiba e Apucarana no Paraná, São Paulo, Santo André, Osasco e Campinas em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova Iguaçu no Rio, Belo Horizonte em Minas Gerais, Goiânia em Goiás, Campo Grande no Mato Grosso do Sul, Brasília no DF, Salvador na Bahia, João Pessoa na Paraíba, Londres no Reino Unido e ainda Lisboa, Porto, Barreiro, Coimbra, Amadora e Aveiro em Portugal.

quarta-feira, 24 de março de 2010

NA AVALANCHE por Rafa Tosh


Alento sempre

Torneio de Porto Alegre foi um sucesso, tendo o Porto Alegre atuação destacada. Expectativa total para o equipes em Pelotas. GRÊMIO praticamente garante a decisão do turno no Monumental, e o Racing agoniza.

FUTEBOL DE MESA

* Um belo dia de competições comemorativas ao aniversário de Porto Alegre, organizado com a qualidade e competência de sempre do Círculo Militar. De parabéns toda a organização dos torneios, e o agradecimento pela acolhida hospitaleira de sempre dos amigos do CMPA.

* Porto Alegre teve um excelente desempenho em ambas modalidades, sendo a associação melhor qualificada, com o título de campeão nos cavados, o vice nos lisos e colocando 4 representantes entre os 8 premiados.

* Victor com sua humildade de sempre, deu mais um show de futebol de mesa com seu jogo plástico e ofensivo. Considerado como já derrotado antes de jogar a final, por “dirigente” adversário, teve a tranqüilidade de absorver o menosprezo quanto a sua capacidade, virou um jogo contra um adversário excelente, e terminou saindo campeão com vitória elástica e mais uma vez consagradora.

* Moreira foi quase brilhante. Só para se ter uma idéia de seu desempenho, conseguiu duas vezes o resultado que precisava diante do fenomenal craque Marcelo Vinhas.

* Cristian Costa e Rodrigo Borba também mostraram muita força ao chegarem com méritos na zona de premiação. Gothe não foi mais longe porque encontrou a muralha Victor no caminho.

* Fiquei satisfeito com minha atuação, tendo em vista que este ano não venho treinando por falta de sede. Ser “sem teto” não é fácil. Em um grupo muito difícil com Yago, Carraro e Robson Bauer, não consegui a classificação por detalhe.

* Agora tudo é Estadual de Lisos em Pelotas. As 7 maiores potências da modalidade no estado, devem realizar uma competição muito disputada. Há um favoritismo natural da AFM Caxias, pelos últimos títulos conquistados, pela seleção de craques que formam um verdadeiro timaço e da dedicação exclusiva deles nos lisos. Porém pelas escalações das demais entidades que tive acesso, concluo que a coisa vai estar muito pegada mesmo. Todos os confrontos serão dificílimos e imprevisíveis.

GRÊMIO

* Salário de R$ 110 mil para o Ferdinando. Quase R$ 200 mil para o Rochemback e Hugo. Continuar pagando para o Herrera brilhar em outro time, e ainda para a naba do Túlio, para complementar o salário de ambos dispensados. Eu ainda enlouqueço.

* William defende sua atuação contra o Ypiranga avaliando como merecedor de uma nota 6 ou 7. Tomando este parâmetro, me pergunto então que nota receberia Pelé e Maradona?

* GRÊMIO deverá decidir o GREnada do turno no Monumental. É matar os amargos logo, sem a necessidade de mais dois clássicos.

* A onda do Santos já tem data para acabar. Será na semifinal da Copa do Brasil contra o GRÊMIO. Porém sabendo que o treinador é o Silas, o otimismo vira sonho.

* Os amargos fizeram boas compras em Rivera?

ARGENTINO

* Racing perde para o Lanús, despenca para 17ª posição do Clausura, continua na zona de rebaixamento, e de quebra vê seu maior rival Independiente caminhar firme em direção ao título.

* Já o Superclássico será amanhã à tarde, adiado pelo dilúvio que suspendeu a partida aos 11 minutos de jogo na Bombonera.

* Independiente segue fácil na ponta ao vencer o Rosário Central. Lidera com 23 e não terá dificuldades de superar o pequeno Godoy Cruz que está em segundo com 21. Depois vem com apenas 17 o Estudiantes, e 16 o Vélez, onde ambos estão com atenções voltadas para Libertadores. Os amargos rojos de Avellaneda, infelizmente são os virtuais campeões.

GRANDES JOGOS DO MARACANÃ


Sempre fui um apaixonado pelo futebol. Se há um jogo para rolar, não importa onde eu esteja, lá vou eu atrás da bola, mesmo que apenas no olhar. Pode ser no bar da esquina numa velha TV de 14 polegadas, num pub com um telão, no Estrela D'Alva em Bagé ou no João Martins em Livramento, na Montanha dos Vinhedos em Bento Gonçalves ou no Alfredo Jaconi em Caxias do Sul, no Colosso da Lagoa em Erechim, no Olímpico Monumental ou no Passo D'Areia em Porto Alegre, no Atílio Paiva em Rivera ou é claro, no incomparável Maracanã no Rio. O Maracanã que será palco da final da Copa do Mundo do Brasil em 2014.

Pode ser numa revista ou jornal, numa mesa do nosso botão ou num livro recheado de imagens, letras ou ficção. Pode ser no site da Bundesliga, nos blogs dos amigos ou mesmo no Gothe Gol. Pode ser num bate-bola num campo de areião ou no trabalho com uma Copa do Mundo nas mãos. Futebol sempre.


Aqui no Gothe Gol já teve série especial sobre as histórias do Futmesa, entrevistas com botonistas, arquivos históricos sobre o esporte, a cada competição um show de imagens e no futebol os grandes times, o Grêmio de Felipão, o Palmeiras de Osvaldo Brandão, o Flu de Francisco Horta, eles do Rubens Minelli, o Galo de Telê Santana.

Nas andanças pelo Brasil, fomos conversando com muitos personagens ligados ao futebol, técnicos, jogadores, empresários, jornalistas, dirigentes, e acumulando dados, informações, literatura, registros e muito mais. Vamos dividir com os internautas numa nova série especial, mais uma destas obras, "GRANDES JOGOS DO MARACANÃ", de autoria dos jornalistas Roberto Assaf e Roger Garcia.


Vamos contar a história retratada por eles de partidas que mais do que grandes espetáculos, povoam a recordação de quem as viveu e viu, e a imaginação de quem só pode lê-las nas páginas que resgatam suas emoções.

Aqui estarão Brasil e Paraguai pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1970 que reuniu o maior público da história do Maracanã, a vitória do Flamengo sobre o Honved da Hungria em 57 num amistoso, a conquista do mundial pelo Santos em 63 contra o Milan, os 6 a 0 do Botafogo contra o Fla em 72, o Flu com Assis carrasco do Mengão em 83 e 84, a vitória do Brasil sobre o Uruguay na Copa América de 89 e tantos outros jogos.

Claro que a publicação tem um forte sotaque carioca, não poderia ser diferente, jogos diante de Gaúchos aparece apenas um, com vitória do Fla sobre o Inter em 87 pelo brasileiro, afinal o Maraca é meio que a casa do Grêmio e os Tricolores só perdem quando fazem uma forcinha, por motivos bem definidos. Ficaram neste caso sem o que historiar numa visão um pouco mais tipo carioquês.

Mas assim mesmo não se vê perdido o valor histórico dos textos que contam com comentários de Tostão, de Gerson, Luiz Fernando Veríssimo, Zagallo, Armando Nogueira, Pelé, Jairzinho, Márcio Guedes, Fernando Calazans, Roberto Dinamite, Rivelino, Carlos Alberto Torres, Romário, Zico, Parreira, Juca Kfouri, Pet e até do Editor do Gothe Gol, que fechará a série com a vitória do Grêmio na decisão diante do Flamengo no Maracanã no Brasileiro de 2009, o do ano passado, jogo que não está na publicação, na realidade uma ajudinha aos autores. Ou o Web-leitor tem alguma dúvida de quem ganhou aquela partida ?

A estréia de "GRANDES JOGOS DO MARACANÃ" aqui no Gothe Gol, acontece em breve, acredito que no feriado de Páscoa, ou até antes disso. Os jogos não guardarão uma ordem cronológica e poderemos ir de 75 à 63 com a mesma naturalidade que a nossa imaginação e recordação nos permite ir de 94 à 2008, em altíssima velocidade. Até lá.



Hoje é dia de conferir NA AVALANCHE com Rafa Tosh no Gothe Gol. Estará publicado em mais esta rodada dupla do Blog às 13 hs.

terça-feira, 23 de março de 2010

FGFM ALTERA PROGRAMAÇÃO DO EQUIPES LISO


Em função das informações veiculadas pelas várias páginas do Futmesa na internet, a expectativa inicial das entidades e da Federação era de que 8 associações se fizessem presentes no Estadual de Equipes no próximo final de semana em Pelotas, a ser disputado na Academia.

Mas com a confirmação de 7 clubes, a FGFM se viu obrigada a alterar a sua programação original, passando a competição para 2 dias e não mais 3 dias como inicialmente planejado. O Estadual será nos dias 26 e 27 de março. Confira a programação completa do próximo campeonato da Federação Gaúcha de Futebol de Mesa.

PROGRAMAÇÃO

Em virtude da confirmação do número de 7 equipes para a disputa da competição, a programação foi alterada conforme segue abaixo.

SEXTA – 26/03/2010

18:30 - 19:45 horas: Credenciamento das Delegações.
20:00 horas: Sorteio das Chaves, Formação das Comissões de Justiça e Arbitragem e confirmação do local da próxima competição.
20:15 horas: Solenidade de Abertura da Competição
20:30 horas: Início dos jogos, com a realização de 2 rodadas

SÁBADO – 27/03/2010

09:00 horas: Reinício dos jogos com a realização de 3 rodadas
12:00 horas: Intervalo para o almoço
14:00 horas: Reinicio dos jogos, com a realização de 6 rodadas

20:30 horas: Premiação
20:45 horas: Jantar de encerramento

BAGÉ SEGUE DISPUTA

A DE'LEI teve mais uma rodada de sua competição e o internauta confere agora.


Clique para ampliar a figura

* ilustração by Nero

COMEÇA HOJE COPA CÍRCULO MILITAR


Marcus do Círculo Militar

Depois da Copa Senador Ávila de lisos vencida por Paulo Schemes, começa hoje no Círculo Militar a primeira competição oficial de cavados da temporada. O Bola Preta de Schemes estréia diante do novato Rodrigo, e o destaque fica para Junior e Nilmar no clássico Fluminense e Vasco, e ainda Grêmio e Juventus com Azambuja e Brandão.

* foto by arquivos do Gothe Gol

LANCES RÁPIDOS

* Lendo algumas mensagens nos espaços do Futmesa, a conclusão é de que o céu está tão sem vagas quanto os hotéis da África do Sul para a Copa do Mundo que começa no dia 11 de junho. É anjo que não acaba mais, anjo da guarda, anjo que só escreve assinando, anjo recheado de boas intenções é claro, enfim. Uma dose de Jimo Cupim ao amanhecer, poderia ajustar um pouco esta população angelical.

* Além de excelente competição, o torneio que comemorou os 238 anos de Porto Alegre foi um desfile nas mesas de belos times, de lisos e cavados.

* O Editor ainda deve a assessoria de imprensa da Secretaria do Esporte e Lazer da Prefeitura o realese da competição.

* O bom seria que todos fossem amigos de todos, sempre, mas não se faz omelete sem quebrar os ovos. Esta máxima serve até para os grandes Campeões.

* Falando em amigos, Rafa Tosh comunicou ao Editor que fez a devolução do uniforme emprestado ao Grêmio pelo seu amigo Lauro Moretto. Ligou a Moretto e voltou a agradecer a disposição para o empréstimo. A entrega foi feita no escritório de Breno Kreuzner que será o portador.

* A.A.Ligth do Grajaú no Rio de Janeiro alinhou 8 times para a sua fase decisiva de quartas de finais. Confira no link das nossas dicas.

* Conversa com Caco do Círculo Militar deu início as primeiras costuras para a disputa do Metropolitano em novos moldes no mês de setembro, que não prevê competições da FGFM. Caco inicia os contatos com as entidades.

* Ministro do Trabalho em sua última passagem por Porto Alegre, Carlos Lupi, nosso companheiro de partido no PDT, comentou a preocupação de sua pasta com os excessos nas agendas de alguns trabalhadores brasileiros. O seu Ministério já encomendou estudo para aplicação de um novo programa que possibilite a redução da jornada de trabalho. O debate sobre as 40 horas no Congresso Nacional segundo Lupi, pode não ser suficiente.

* ENQUETE na reta final traz 3 entidades muito próximas uma da outra nas escolhas dos Web-leitores. Academia tem 28%, AFM Caxias 26% e Grêmio/PORTO ALEGRE 23%.

NOVAS DO LAGOÃO 2010



" Amigo Gothe,

Temos a satisfação de cumprimentá-lo pelo excelente trabalho de divulgação da competição comemorativa ao aniversário da capital gaúcha, foi um verdadeiro show de informações e imagens, mostrando como sempre o espetacular trabalho do Gothe Gol, acompanho diariamente o blog, e vejo que és um colecionador de camisetas dos mais diversos clubes, por isso vou presentear o amigo com a camiseta do Grêmio Esportivo Lourenciano, clube este que apesar de amador é Tetra-Campeão Estadual de Futebol Amador nos anos de 1959, 1990, 1991 e 1994, para que possa acrescentar em tua coleção ".

Além da mensagem acima do botonista Luis Felipe Lobato do Grêmio Lourenciano, chegou também ao e-mail da redação as últimas notícias do Lagoão 2010, o já mais tradicional torneio regional do Rio Grande do Sul. Confira !

INFORMAÇÕES DO LAGOÃO/2010

* Guido Garcia, estará participando da 3ª Copa Sênior da Costa Doce, integrando a delegação de Santa Vitória do Palmar, juntamente com Umberto Nunes, Robson Bauer e equípe.

* Ex-Presidente da FGFM, Marcos Steyer também confirmou participação no Lagoão, estará junto com os amigos da AFUMEPA.

* Jader Morales, estará participando da competição e também estará mais uma vez colaborando com a organização do evento.

* Marcelo Vinhas, Presidente da FGFM confirmou sua participação no Lagoão/2010, competição que conta com o apoio da entidade.

* Os botonistas de Cascavel no Paraná já confirmaram a participação no Lagoão/2010.

* Ypiranga de Porto Alegre confirma a participação com três botonistas, Edu Caxias estará participando com sua turma no Lagoão/2010.

Quarta-feira é dia de Rafa Tosh no Gothe Gol com NA AVALANCHE, um dia antes do super clássico River e Boca pelo Clausura, suspenso no último domingo por causa das chuvas. Certamente vem por aí além do campeonato argentino, o Futmesa com os 238 anos de Porto Alegre e o Estadual e o seu Grêmio.

Para fechar só me resta agradecer pela verdadeira enxurrada de acessos ao Gothe Gol para acompanhar a cobertura completa dos 238 anos de Porto Alegre nas mesas, e que culminou com novo recorde de visitas da história do Blog ontem, segunda-feira, no BREAKFAST NA REDAÇÃO. Foram 603 visitas do Brasil e de outros locais num único dia para ler Futmesa ! Agradecer em especial ao Everton Machado de Candiota, Júlio de Pelotas, Paim de Passo Fundo, Rafa Tosh, Cristian Costa, Caco e Junior de Porto Alegre e Luis Felipe Lobato de São Lourenço do Sul. Agradecer também internautas de Santa Maria no Rio Grande do Sul, Fortaleza no Ceará, Natal no Rio Grande do Norte e ainda Queluz, Estoril e Lisboa em Portugal.

segunda-feira, 22 de março de 2010

BREAKFAST NA REDAÇÃO


Volto ao tema apenas porque assim deseja o botonista Breno Kreuzner, que nos cita no espaço que ocupa na internet para falar de seus times. Neste caso cabe talvez até uma solicitação ao Sr.Lauro Moretto, que releve, e cobre do seu parceiro de clube Breno este retorno que não era pretendido. Assim será sempre se houver insistência no tema, e aceitamos debatê-lo em qualquer lugar, através de qualquer meio, inclusive com a presença dos envolvidos.

Primeiro é preciso reafirmar que em hipótese alguma houve qualquer crítica a entidade Franzen na questão, basta para isso uma leitura do que publicamos, não aceitamos mentiras. É preciso que o botonista Breno entenda que nunca houve qualquer ironia, insinuação, conversa de terceiros e suposições.

Houve sempre uma crítica direta, aberta e transparente a uma atitude do Sr.Lauro Moretto, que agiu de forma inadequada e errada (para ser gentil nas expressões), no episódio de sua saida de um grupo de Futmesa, depois de presente em reunião de fundação de um novo clube, onde debateu temas, votou nestes temas e assinou sua ata de fundação para no dia seguinte se retirar. A foto acima não é uma insinuação e muito menos ironia, é um comprovação da atitude, errada e indesmentível.

Para encerrar, se assim o botonista Breno desejar pois posso seguir publicando o tema indefinidamente, tenho certeza que o botonista Rafa Tosh deve ter agradecido o empréstimo do uniforme feito pelo Sr.Lauro Moretto ao Grêmio, mas é preciso deixar claro que mesmo que emprestasse seus times e seu carro para os Gremistas irem a Pelotas disputar o estadual, isso não mudaria o caráter de sua atitude, e que qualquer um consultado sobre esta, diante das comprovações, diria de que tipo se trata.

Fico a disposição para uma conversa direta se os interlocutores tiverem alguma dúvida sobre o que estou afirmando neste caso e volto ao tema se for necessário. A disposição dos internautas acima a Ata de Fundação do PORTO ALEGRE (foto), é só clicar e ampliar para qualquer necessidade de verificação da veracidade do que o Gothe Gol informa, publica e critica. Respeito não se pede, respeito se constrói.

* foto dos arquivos do Gothe Gol

ACADEMIA SEGUE COM O LISO


Com alguns desfalques (Vinhas entre eles), teve seguimento o campeonato de liso da Academia de Pelotas no sábado, as vésperas do estadual da modalidade que vai organizar. Destaque para a vitória de Juarez (foto) que bateu Pierobom e Malhão que goleou o líder Tiago.

Confira os 6 primeiros na tabela

1º Tiago 9pts 5jgs

2º Mateus 7pts 3jgs

3º Alexandre 7pts 4jgs

4º Malhão 6pts 3jgs

5º Juarez 6pts 3jgs

6º Figueira 4pts 3jgs

* foto dos arquivos do Gothe Gol

GILVANI ASSUME A LIDERANÇA EM PASSO FUNDO


No campeonato municipal da ABP, o amigo Gilvani Moreira que atuou no Grêmio em 2009, bateu a Julio Porto e assumiu a liderança da competição. Pedroso caiu para a vice-liderança, mesmo batendo também no sábado a Julinho Porto.

Confira os 6 primeiros na classificação

1º Gilvani Moreira - 12 pontos
2º Paulo Pedroso - 12 toques
3º Antônio Camargo - 11 pontos
4º Maurício Paim - 8 pontos
5º Gilson Moreira - 8 pontos
6º Antônio Gilberto - 7 pontos

ÍTALO NA PELOTENSE É O PONTA

Confira os jogos do sábado e a classificação dos 6 primeiros

Fábio 2x1 Vitor
Julio 1x1 Piruka
Otavio 2x2 Leonardo
Fábio 2x1 Leonardo
Matheus 6x2 Marcelo
Otavio 0x0 Sinval

Classificação

1º ITALO 12
2º JULIO 11
3º FÁBIO 10
4º MARCELO 8
5º PIRUKA 8
6º EDSON 7

COP DEFINE SEMIFINAIS DO TORNEIO INÍCIO

Foi neste movimentado sábado do Futmesa Gaúcho que o Círculo Operário Pelotense fez as quartas de finais de seu Torneio início e definiu os semifinalistas que se encontrarão no próximo dia 03 de abril.

Confira os jogos das quartas

Moraes 1 x 0 Paulinho
Badia 0 x 1 L. Antonio
M. Curi 1 x 1 Jeferson (M. Curi venceu nos penaltis por 3 x 1)
Roberto 1 x 0 Ochoinha

Confira as semifinais (03/4)

Moraes x Roberto
L. Antonio x M. Curi

O campeonato oficial do COP terá início dia 10/04 as 14:00 hs.

LANCES RÁPIDOS

* Sigo sem entender os berros de alguns botonistas quando fazem seus gols, mesmo em partidas de torneios amistosos, até em gol contra dos adversários que viram "golaços". Mais do que alegria pelo gol, expressam desprezo pelo oponente e a tentiva de intimidá-los. Berros acompanhados de frases que procuram diminuir o outro botonista, dignos de tratamento psiquiátrico. Imaginem se um Victor Mecking pasasse a berrar a cada gol empilhado em um dos seus jogos. Ainda bem que Victor é um Campeão em todos os sentidos.

* Grande idéia de Caco do CM, com Junior e agora já Perroni e o Editor de criar um novo grupo extra clubes para curtir o Futmesa. Nem tão ermético a ponto de se transformar equivocadamente numa religião, nem tão aberto a ponto de absorver de tudo. Grande Caco !

* Grêmio virou no Gauchão em Erechim contra o Ypiranga, quando os jogadores tiveram vontade de jogar. Pode ser melhor.

* Bayern de Munique fracassou fora de casa diante do Eintracht Frankfurt na Bundesliga tomando uma virada no final. Manteve-se na liderança porque o Schalke 04 ficou no empate com o Hamburgo. Tem tido mais sorte do que jogo.

* Rooney segue fantástico na Premier League.

* Esportivo de Bento Gonçalves segue na zona de rebaixamento do Gauchão, mas agora com o mesmo número de pontos do Porto Alegre, que bateu neste final de semana no estádio da zona sul da capital. Na Taça Fábio Koff, ainda luta pela classificação as quartas de final.

* Adriano é f... Empatou para o Fla no último momento com o Bota no clássico.

* O Leão da Fronteira perde por 1 gol em Rio Grande para o líder de sua chave o São Paulo. Sempre cai muito de rendimento no returno da 1ª fase, infelizmente. 14 de Julho coloca em risco sua classificação.

* Falando em 14, cresce a expectativa da chegada do novo Leão da Fronteira com a assinatura de Manoel Gonçalves. Jogará o Estadual Sênior.

* Expectativa também para uma semana de soluções para o PORTO ALEGRE. transferência de suas mesas para o novo clube e filiação a FGFM.


O Gremista Gavião fez o gol de empate com os colorados

* Entre parceiros de trabalho e para o comentarista Vinicius Sinott da Rádio Guaíba e torcedor Xavante, cantei a pedra que o Pelotas ia complicar no Beira-Rio, sempre afirmei que o Lobão é um bom time. Já solicitei no sábado, antes do jogo, que o capitão do Grêmio no estadual, Rafa Tosh, faça a gentileza de trazer uma camisa do Pelotas para a coleção do Editor.

* Aliás Rafa chama a torcida vermelha de Iceberg Itinerante ! Pé-frio no Uruguay e pé-frio no Brasil, não sabe mais nem onde é a sua casa.

* Cobertura do estadual de equipes dos lisos terá que ser desde Porto Alegre para o Gothe Gol, com o auxílio dos colaboradores. Assim mesmo o Gothe Gol como sempre fará via boletins a atualização de tudo que acontecerá em Pelotas. O Editor não viaja por motivos profissionais.

NACIONAL NO LE DA TREGUA A PEÑAROL EN LA ANUAL


En un partido atípico por la cantidad de agua que cayó sobre la cancha antes y durante buena parte del encuentro, Nacional le ganó 2 a 0 a Central Español y se mantuvo como líder en la Tabla Anual, donde es perseguido de cerca por Peñarol.

A tabela do Clausura não se modificou, ficando o Peñarol na liderança, Fênix em 2º, Nacional em 3º, Liverpool em 4º e o grande Cerro em 5º com um jogo menos. Na próxima rodada dois grandes jogos no uruguayo com o Peñarol fora de casa diante do Defensor e o Nacional também fora contra o Cerro.

* texto em espanhol e foto by El País

Nossa saudação especialíssima aos novos amigos de Lucknow na Índia. Também acompanharam os 238 anos de Porto Alegre nas mesas os internautas de Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Caxias do Sul, Canguçu, Passo Fundo, São Lourenço do Sul, Bagé, Candiota, Canoas, Novo Hamburgo e Erechim no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Blumenau, Joinville, Itajaí e Chapecó em Santa Catarina, Londrina no Paraná, São Paulo, Marília, Campinas, Santo André e Ribeirão Preto em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói e Macaé no Rio de Janeiro, Goiânia em Goiás, Cuiabá no Mato Grosso, Belo Horizonte em Minas Gerais, Brasília no DF, Vitória no Espírito Santo, Salvador na Bahia, Recife em Pernambuco, João Pessoa na Paraíba, Mossoró no Rio Grande do Norte, Greenville na Carolina do Sul (EUA), Zurique na Suiça, Nápoles na Itália, Lyon na França, Londres no Reino Unido e Porto, Barreiro e Évora em Portugal.